Alongamento de Cílios

Você sempre quis ter cílios longos e fartos? A técnica que consiste em colar fios de seda em cada cílio natural ajuda a alongar e dar volume, mas virou queridinha de celebridades por outro motivo: a praticidade.

O alongamento fio a fio é uma técnica que não trabalha com tufos, e sim fios de seda separados, colados diretamente nos cílios a 0.2 cm da pele. A distância existe por ser uma extensão e não um implante, então a cola vai direto nos pelos.

Em função dessa particularidade da técnica, é preciso ter cílios com fios saudáveis, nem muito jovens nem no fim da vida, para que se possa fazer o alongamento. Quem perdeu os pelos por doença ou pela utilização seguida de outras extensões não poderá fazer, pois a cola pode causar alergia ao encostar na pele.

O procedimento também não é indicado para menores de 16 anos, cujos fios ainda estão se desenvolvendo e não suportam o peso das extensões, e também não para grávidas nos três primeiros e três últimos meses de gestação, visto que o acúmulo de água faz a pálpebra inchar, podendo entrar em contato com a cola. Mulheres com mais de 70 anos tendem a ter cílios enfraquecidos e em menor quantidade, então, o ideal é tratá-los antes para não acelerar a queda.

Como funciona

São utilizadas duas técnicas – clássica e volume russo – de acordo com o objetivo de cada mulher. Apesar de ambas alongarem, a segunda também ajuda a dar volume como o próprio nome já indica. Na aplicação, o que varia são a quantidade e o tamanho dos fios: no procedimento normal, um fio de seda é colado em cada cílio e, no volume russo, cada cílio ganha entre 3 e 6 novos fios de seda, que variam de tamanho: 8, 10, 12 ou 14 milímetros. Quanto mais fios são colocados, menor sua espessura.

– Os fios do volume russo são mais finos do que o clássico, porque a gente tem que respeitar o peso limite de cada cílio na aplicação. Quando aplicamos esses fios, abrimos com uma pinça auxiliar, isolamos um único fio natural e colamos. Jamais se deve usar tufos, pois eles são de plástico e acumulam cola, o que irrita a pele e acelera a queda do fio natural.

A aplicação das extensões é bastante segura, mas alguns cuidados devem ser tomados com os fios e os olhos. A higienização dos cílios é muito importante, para afastar sujeiras da área dos olhos, então é recomendado lavar e pentear os fios diariamente. Rímel ainda pode ser usado na parte de baixo dos cílios, e lápis de olho e delineador estão liberados, desde que usados de maneira adequada, com atenção à limpeza.